Batalha

O Hotel Santo António de Pádua localiza-se a 23 km do Mosteiro da Batalha.

Destaca-se na Batalha o Mosteiro de Stª Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, foi construído devido a um voto feito por D. João I à Virgem se vencesse a Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos. Eleito pela UNESCO como Património Mundial è o grande monumento do gótico final português, teve o seu início de construção em 1388 .

Localização

Situa-se a cerca de 15 km de Leiria, a 24 km de Fátima. e a 26 km de Ourém.

O Mosteiro de Stª Maria da Vitória

Mestre Afonso Domingues traçou o primeiro plano : Igreja, Claustro, a Sala do Capítulo, as oficinas e as dependências conventuais. Possui planta em cruz latina, de três naves e cabeceira com capela-mor e quatro colaterais.

Responsável pela construção das abóbadas, da Capela do Fundador, e do Panteão de D. Duarte (Capelas Imperfeitas) foi o Mestre Huguete, que introduz também a decoração do gótico flamejante. No Portal estão representados os Apóstolos, Profetas, Anjos e um Cristo ladeado pelos quatro evangelistas. No topo do arco contra curvado, as armas de D. João I e D. Filipa de Lencastre.

Capela do Fundador

Aqui encontram-se os túmulos de D. João I, D. Filipa de Lencastre, e seus filhos denominados por Camões como a "ínclita geração". De realçar a beleza dos vitrais representando as cenas da Visitação, Adoração dos Magos, Fuga para o Egipto e Ressurreição de Cristo.

O acesso ao Claustro Real faz-se junto ao transepto, aqui é impressionante a decoração escultórica dos seus rendilhados manuelinos.