Leiria
O Hotel Santo António de Pádua localiza-se a 30 km do centro de Leria.
Capital de distrito, Leiria nasceu no morro do castelo. Por lá passaram Romanos, Visigodos e Àrabes. Com a afirmação da fé cristã e expansão do reino, D. Afonso Henriques, toma o castelo aos mouros em 1135. Data de 1195 o último ataque aos muçulmanos, mas o burgo continuará a viver dentro das muralhas do castelo, até ao séc. XIII, com excepção da igreja de S. Pedro, templo românico, fundado junto às portas do castelo.
Localização
Situa-se a cerca de 14 km da Batalha, a 30 km de Fátima, a 32 km de Ourém, 145 km de Lisboa e a 186 km do Porto.
A Cidade
De tempos mais recentes é a Sé Catedral, o Convento de Santo Agostinho, a Igreja da Misericórdia e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, de onde o visitante pode apreciar uma bela panorâmica do centro e arredores de Leiria.
Ainda na cidade, o Largo Cândido dos Reis enche-se durante a noite de gente que frequenta o mais conhecido Terreiro da Região, pela existência de vários bares que animam a parte velha da cidade.
Nos Arredores
Nos arredores encontramos o Santuário do Senhor dos Milagres a 6 Kms e a Casa-Museu João Soares nas Cortes.
No Norte do Pinhal de Leiria, o mais antigo pinhal de Portugal, a Lagoa da Ervideira refresca as matas nacionais, antes de chegar por fim à única praia do concelho de Leiria – Praia do Pedrógão.
Aqui pressentimos a tradição da pesca ora nos barcos típicos ora nas redes dos pescadores, e por todo o concelho descobrimos nas festas tradicionais de danças e cantares, os sabores da região.
Gastronomia Local
À mesa desfilam, as lagostas, os lavagantes e as amêijoas, e ainda do oceano, os robalos, os sargos, os linguados e a apreciada sardinha.
Quando for a vez da carne, provem-se os assados de perna de borrego, os cozidos à portuguesa, a morcela de arroz, as febras de porco na brasa e o suculento Leitão à Moda da Boa Vista, assado aberto e espalmado.
Nos doces destacam-se as "brisas do Lis" e os bolos de pinhão.